PROJETO: REDE ESCOLAÍ
Introdução:
O Projeto Rede Escolaí, vem de encontro aos vários Projetos
que a Escola Professora Cecília da Palma Valentim Sardinha no Município de
Carapicuíba no Bairro Cidade Ariston, vem desenvolvendo, entre eles o nosso
Projeto Alunos Pesquisadores Sardinha com o Sub Projeto “Conhecendo o Bairro”,
cujo objetivo principal é despertar nos alunos do Ensino Fundamental I e II e
Ensino Médio o interesse pela pesquisa através da reconstrução do passado
histórico-geográfico do bairro onde a escola está inserida. Buscar também uma
identificação própria tanto aos discentes quanto aos moradores do entorno
dando-lhes ao final do projeto uma referencia através de um acervo fixo na
escola e um virtual através da criação de um Blog. Estimamos também com esse projeto a melhoria
nas relações entre alunos, professores e com a própria comunidade do entorno
através do passo a passo da Gincana assim como dos percursos.
Objetivos:
ü O projeto tem como objetivo Incentivar
a integração entre família-escola-comunidade, através do voluntariado e ações
de intervenção no cotidiano da comunidade escolar,
ü Implantar a cultura do protagonismo
juvenil na comunidade estudantil, propiciando o estreitamento de relações entre
a família – comunidade – escola,
ü Implantar e desenvolver em sua
plenitude o modelo de gestão democrática escolar.
ü Promover nos alunos a autoestima
elevada principalmente naqueles vitimados por adversidades cotidianas que os
levam a vulnerabilidade em que vivem, criando ambientes favoráveis a sua
autonomia, corresponsabilidade com seu aprendizado e compromisso com a solidariedade;
ü Identificar e desenvolver habilidades
vocacionais nos participantes;
ü Integração entre comunidade escolar e
do entorno.
Plano de Ação:
Tarefa 1 e 2 – Apresentação e divulgação do Projeto Rede Escolaí
ü Apresentação das Cartilhas e o Plano
Gestor para os alunos e os pais. Convidaremos
os pais e alunos para um encontro de apresentação.
Convidaremos aos alunos para formarem o grupo dos Reporteens. Este grupo
será responsável pelo diálogo com os demais alunos por meio de textos, cartazes
e apresentações teatrais, transmissão das ideias dos mesmos para o grupo de
trabalho da gincana. Deverão criar o Blog do Projeto e canais de divulgação a
fim de propagar todos os acontecimentos.
Obs.; os textos escritos deverão ser lidos pelo grupo de trabalho da
gincana antes de serem postados.
Tarefa 3 – Escola Comunidade
ü Levar um projeto da escola para a
Comunidade – Projeto de Reciclagem
Realizaremos um mutirão para conversarmos sobre reciclagem. Formaremos
grupos monitorados pelos membros de organização (bolsitas, professores
mediadores, alunos pesquisadores e professores), sairemos ao entorno da escola
conscientizando os moradores sobre o tema. Antes do mutirão os alunos, dentro
do projeto leitura, deverão produzir os panfletos e cartazes. Os panfletos
deverão ser colocados nos painéis da escola.
Tarefa 4 – Conhecendo a minha História (alunos pesquisadores)
ü Este projeto já está em andamento, no
final do ano deverá apresentar todo o material produzido para os alunos, pais,
professores, equipe gestora, funcionários e membros da comunidade.
Tarefa 5 – Inversão de Papéis (1ª fase: teatro dos professores
do ensino médio)
ü Realizaremos uma pesquisa através de
questionário, entre alunos, professores, funcionários e pais de alunos para
levantarmos hipótese de inversão de papéis. A partir dos dados levantados na
pesquisa, organizaremos outros momentos onde ocorrerá a inversão de papeis.
ü Criação de uma peça teatral onde
professores se apresentarão como alunos e os alunos comporão o público da
apresentação.
Tarefa 6 – Sabedoria
dos pais
ü O mesmo questionário de pesquisa
deverá trazer informações sobre as sabedorias dos pais. A partir destas informações
faremos o convite para que eles venham demonstrar sua sabedoria para nós na
escola.
Tarefa 7 – Cozinhar na Escola
ü Desenvolvimento de uma padaria
artesanal, aproveitando a pesquisa, provavelmente descobriremos quem dispõe
estes dotes, convidaremos as pessoas que sabem desenvolver esta tarefa e
faremos um lanche diferente para as pessoas envolvidas. (Material do Programa
Escola da Família)
Tarefa 8 – Saber Fazer Voluntário
ü Utilizaremos os resultados da pesquisa
e identificaremos quem poderia nos ensinar algo em forma de oficina e o (a)
convidaremos para realizar aqui na escola.
ü Temos a proposta de se formar um grupo
de estudo para os alunos do ensino médio em relação aos conteúdos curriculares
focando alguns simulados como: ENEM, SARESP, da USP, da PUC, etc. Os
professores serão voluntários no final de semana e alguns serão de outras
escolas.
Tarefa 9 – Reflexão e plano de ação para 2014
ü Convidar todos os envolvidos no decorrer
das tarefas de 2013 e realizar uma reunião geradora de reflexão, a partir desta
conversa, traçar um plano de ação para a gincana em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário