quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO REDE ESCOLAÍ

PROJETO: REDE ESCOLAÍ


Introdução:

O Projeto Rede Escolaí, vem de encontro aos vários Projetos que a Escola Professora Cecília da Palma Valentim Sardinha no Município de Carapicuíba no Bairro Cidade Ariston, vem desenvolvendo, entre eles o nosso Projeto Alunos Pesquisadores Sardinha com o Sub Projeto “Conhecendo o Bairro”, cujo objetivo principal é despertar nos alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio o interesse pela pesquisa através da reconstrução do passado histórico-geográfico do bairro onde a escola está inserida. Buscar também uma identificação própria tanto aos discentes quanto aos moradores do entorno dando-lhes ao final do projeto uma referencia através de um acervo fixo na escola e um virtual através da criação de um Blog.  Estimamos também com esse projeto a melhoria nas relações entre alunos, professores e com a própria comunidade do entorno através do passo a passo da Gincana assim como dos percursos.

Objetivos:

ü  O projeto tem como objetivo Incentivar a integração entre família-escola-comunidade, através do voluntariado e ações de intervenção no cotidiano da comunidade escolar,
ü  Implantar a cultura do protagonismo juvenil na comunidade estudantil, propiciando o estreitamento de relações entre a família – comunidade – escola,
ü  Implantar e desenvolver em sua plenitude o modelo de gestão democrática escolar.
ü  Promover nos alunos a autoestima elevada principalmente naqueles vitimados por adversidades cotidianas que os levam a vulnerabilidade em que vivem, criando ambientes favoráveis a sua autonomia, corresponsabilidade com seu aprendizado e compromisso com a solidariedade;
ü  Identificar e desenvolver habilidades vocacionais nos participantes;
ü  Integração entre comunidade escolar e do entorno.

Plano de Ação:

Tarefa 1 e 2 – Apresentação e divulgação do Projeto Rede Escolaí

ü  Apresentação das Cartilhas e o Plano Gestor para os alunos e os pais. Convidaremos os pais e alunos para um encontro de apresentação.

Convidaremos aos alunos para formarem o grupo dos Reporteens. Este grupo será responsável pelo diálogo com os demais alunos por meio de textos, cartazes e apresentações teatrais, transmissão das ideias dos mesmos para o grupo de trabalho da gincana. Deverão criar o Blog do Projeto e canais de divulgação a fim de propagar todos os acontecimentos.
Obs.; os textos escritos deverão ser lidos pelo grupo de trabalho da gincana antes de serem postados.

Tarefa 3 – Escola Comunidade

ü  Levar um projeto da escola para a Comunidade – Projeto de Reciclagem

Realizaremos um mutirão para conversarmos sobre reciclagem. Formaremos grupos monitorados pelos membros de organização (bolsitas, professores mediadores, alunos pesquisadores e professores), sairemos ao entorno da escola conscientizando os moradores sobre o tema. Antes do mutirão os alunos, dentro do projeto leitura, deverão produzir os panfletos e cartazes. Os panfletos deverão ser colocados nos painéis da escola.

Tarefa 4 – Conhecendo a minha História (alunos pesquisadores)

ü  Este projeto já está em andamento, no final do ano deverá apresentar todo o material produzido para os alunos, pais, professores, equipe gestora, funcionários e membros da comunidade.

Tarefa 5 – Inversão de Papéis (1ª fase: teatro dos professores do ensino médio)

ü  Realizaremos uma pesquisa através de questionário, entre alunos, professores, funcionários e pais de alunos para levantarmos hipótese de inversão de papéis. A partir dos dados levantados na pesquisa, organizaremos outros momentos onde ocorrerá a inversão de papeis.
ü  Criação de uma peça teatral onde professores se apresentarão como alunos e os alunos comporão o público da apresentação.


Tarefa 6 – Sabedoria dos pais

ü  O mesmo questionário de pesquisa deverá trazer informações sobre as sabedorias dos pais. A partir destas informações faremos o convite para que eles venham demonstrar sua sabedoria para nós na escola.

Tarefa 7 – Cozinhar na Escola

ü  Desenvolvimento de uma padaria artesanal, aproveitando a pesquisa, provavelmente descobriremos quem dispõe estes dotes, convidaremos as pessoas que sabem desenvolver esta tarefa e faremos um lanche diferente para as pessoas envolvidas. (Material do Programa Escola da Família)

Tarefa 8 – Saber Fazer Voluntário

ü  Utilizaremos os resultados da pesquisa e identificaremos quem poderia nos ensinar algo em forma de oficina e o (a) convidaremos para realizar aqui na escola.
ü  Temos a proposta de se formar um grupo de estudo para os alunos do ensino médio em relação aos conteúdos curriculares focando alguns simulados como: ENEM, SARESP, da USP, da PUC, etc. Os professores serão voluntários no final de semana e alguns serão de outras escolas.

Tarefa 9 – Reflexão e plano de ação para 2014


ü  Convidar todos os envolvidos no decorrer das tarefas de 2013 e realizar uma reunião geradora de reflexão, a partir desta conversa, traçar um plano de ação para a gincana em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário